Nutricionista, Mestre e Doutora pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Docente do Departamento de Ciência da Saúde da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). Chair do grupo científico internacional: Salus - the Food Safety Culture Science Group e Vice-chair do Grupo de Estudos em Risco e Resiliência em Segurança dos Alimentos (GERRSAL), orientadora da Liga Acadêmica de Sustentabilidade e Alimentação Coletiva (LASAC). Recebeu o Prêmio Capes de Tese-2022-Nutrição.
Juliano S. Barin
Farmacêutico com doutorado em química analítica, com experiência no desenvolvimento de aplicações de ultrassom e micro-ondas para processamento de alimentos, impressão 3D de alimentos, extração de produtos naturais e desenvolvimento de métodos analíticos para o controle de qualidade de alimentos e produtos farmacêuticos. Bolsista de Produtividade 1C do CNPq, autor de mais de 180 artigos e 11 patentes. Atua como consultor de órgãos reguladores (ANVISA, MAPA) e atua também em inovação e empreendedorismo, desenvolvendo projetos de pesquisa com empresas e startups foodtechs que resultaram na transferência de tecnologia e introdução no mercado de equipamentos para análises químicas e microbiológicas, ingredientes e novos alimentos e bebidas.
Eduardo Cesar Tondo
Professor Titular do Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos (ICTA/UFRGS), onde ministra as Disciplinas Microbiologia de Alimentos e Controle de Qualidade em Indústrias de Alimentos. Expert da WHO (World Health Organization) em segurança de alimentos 2024/2025. Membro do CODEX ALIMENTARIUS no comitê Food Hygiene - Brazil. Atua como consultor e membro de comitês de órgãos de regulação em nível nacional, estadual e municipal há quase duas décadas. Tem estágios de aperfeiçoamento profissional na Università Degli Studi di Sassari (Itália), Norvegian Veterinarian Institute (Noruega) e Department of Food Safety and Food Quality of Ghent University (Bélgica). Foi representante brasileiro do Projeto VEG-I-TRADE da Comunidade Europeia de 2010 a 2014. Foi Professor palestrante do International Training Program on Food Safety Quality Assurance System and Risk Analysis, Promovido pela Ghent University, Bélgica. É líder do Grupo de Pesquisa Microbiologia de Alimentos no CNPq, Coordenador do Brazil Regional Office do Journal of Infection in Developing Countries (JIDG). É Professor e Orientador de Pós-Graduação em nível de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado. É revisor de 32 periódicos científicos e tem mais de 140 publicações científicas nacionais e internacionais. Autor do Livro Microbiologia e Sistemas de Gestão da Segurança de Alimentos (2019, 2a Edição) e do Livro Segurança de Alimentos na Gastronomia (2022). Foi revisor técnico de tradução do Livro Microbiologia de Alimentos (Jay, 2002), Microbiologia da Segurança dos Alimentos (Forsythe, 2002 e 2013) e de normas da European Hygienic Engineering and Design Group (EHEDG). Tem atuado fortemente como consultor em dezenas de indústrias de alimentos e serviços de alimentação. Foi especialista do Bureau Veritas Certification por vários anos e já orientou mais de cinco dezenas de planos Hazard Analysis and Critical Control Points (HACCP) em indústrias de alimentos, serviços de alimentação e indústrias de alimentação animal. Tem inserção nacional e internacional em projetos de pesquisa e assessorias em empresas de alimentos e alimentação animal.
Ana Paula Dionisio
Pesquisadora nível 1A da área de Processos Agroindustriais na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Unidade Agroindústria Tropical - CNPAT (Fortaleza - CE) desde 2010. É formada em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (2006) e é doutora em Ciência de Alimentos pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2010). Em 2006-2007, fez doutorado sanduíche no Laboratorio de Biotransformaciones Industriales, na Faculdade de Farmacia, da Universidad Complutense de Madrid (UCM, Madri - Espanha). Tem experiência na área de Ciência de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de ingredientes/produtos plant-based com foco em proteínas vegetais, corantes alimentares e prebióticos, em especial fruto-oligossacarídeos. Atualmente, atua como professora no Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal do Ceará.
Alcilene Rodrigues Monteiro Fritz
Engenheira Química, Doutora em Eng. de Alimentos. Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua nas áreas de Engenharia de Alimentos e Eng. Química. Foi Subcoordenador e Coordenador do Programa de Pós-Graduação 2005-2012 respectivamente. Orientador dos alunos de mestrado e doutorado. Pesquisa no tema da economia circular, abordando o biorrefino de matrizes vegetais, incluindo resíduos da agroindústria para obtenção de macro e nanomoléculas e produção de biomateriais ativos e inteligentes que aumentem a funcionalidade e a preservação de alimentos, contemplando o setor de embalagens. Atua também na linha de processamento não térmico, como Campo elétrico Pulsado, Plasma frio, UV-C e UV-A, usando como meio para redução e/ou inativação de microrganismos e na incorporação de nanomoléculas ativas em alimentos e biomateriais.
Sérgio Schneider
PhD em Sociologia.
Professor Titular da UFRGS desde 1995, Departamento de Sociologia. Membro dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e de Sociologia da UFRGS. Possui 4 Pós-doutorados (1 País de Gales, 1 Holanda, 1 Inglaterra e 1 França).
Desde 2019 também é professor convidado e leciona Sociologia do Desenvolvimento na China Agricultural University, China.
É pesquisador 1B do CNPq, mantendo bolsa de produtividade desde 2003.
Leciona sociologia da ruralidade, do desenvolvimento e políticas de desenvolvimento rural na graduação e teorias do desenvolvimento, agricultura familiar e sociologia da alimentação e mercados na pós-graduação na UFRGS.
Pesquisa temas como: mercados, transição dos sistemas alimentares, mudanças climáticas, agricultura e agronegócio na China e na Rússia, agenda dos ODS, agricultura familiar, dinâmicas territoriais, políticas públicas.
Publicou mais de 20 livros, 190 artigos em periódicos e 120 capítulos de livros.
Foi presidente da SOBER-Sociedade Brasileira de Economia, Sociologia e Administração Rural de 2014-2018 foi Vice-presidente da ALASRU, Associação Latinoamericana de Sociologia Rural e Coordenou o GEPAD da UFRGS.
Atualmente é Vice-presidente da IRSA – Associação Internacional de Sociologia Rural.
Marciane Magnani
Professora Associada da Universidade Federal da Paraíba. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2001), possui Mestrado em Biotecnologia (2004), Especialização em Biologia Aplicada à Saúde (2006) e Doutorado em Ciência de Alimentos (2010) pela Universidade Estadual de Londrina. Realizou Estágio Pós-doutoral na Universidade Católica de Brasília na área de Biotecnologia (2011). Pesquisador visitante da Universidade de Zaragoza (2017) e da Universidade de Lyon, Laboratório CaRMen em 2019-2020. É membro da International Association of Food Protection (IAFP) desde 2014, Society for Applied Microbiology (SfAM, UK), American Society for Microbiology (ASM) e grupo INFOGEST. É editora dos periódicos Food Research International, Comprehensive Reviews in Food science and Food Safety, Letters in Applied Microbiology, Current Opinion in Food Science, FEMS Microbes e Frontiers in Microbiology. Atua em pesquisa integrada com outros pesquisadores na área da Microbiologia Preditiva e na caracterização e aplicação de bactérias probióticas. Desenvolve projeto (Whole Genome) junto ao Food and Drug Administration (FDA-US) e participa do Projeto IberusTalent-Espanha, integrado ao HORIZON 2020. Representa o Brasil junto ao CONSORTIA NUTRIBIOTA. É integrante do IFMSA-Score Research Exchange, atuando como orientador de alunos da área da saúde em intercâmbio no Brasil. Foi membro titular do Comitê de Assessoramento do CNPq na área de Ciência de Alimentos (2019-2022). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - nível 1A. Coordenadora da área de avaliação Ciência de Alimentos da Capes para o exercício 2023-2026. Integra o corpo de especialistas em análise de riscos envolvendo bactérias e vírus em alimentos da Organização das Nações Unidas (FAO/WHO 2023-2027). Membro Titular do Comité de Asesoramiento Externo del Instituto do Aragon 2, Espanha. Citada na lista Worlds Top 10 Scientists (AD Scientific Index) em 2024. Recebeu Menção Honrosa do Prêmio de Tese Capes da área de Ciência de Alimentos 2023 (orientador).
Vandré Barbosa Brião
Engenheiro de Alimentos formado pela Fundação Universidade Federal de Rio Grande (FURG) em 1997, Mestre (2000) e Doutor (2007) em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá. Começou sua carreira como Engenheiro de Operações de tratamento de água por osmose inversa, passando a Supervisor Ambiental do grupo Elegê Alimentos. Professor da Universidade de Passo Fundo (UPF) desde 2000, é professor titular e lecionou/leciona nos cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental e Engenharia Química. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, no qual pesquisa e orienta trabalhos na área de tratamento de águas e efluentes. É Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UPF desde 2022, onde pesquisa valoração de resíduos e reuso de águas utilizando processos de separação por membranas. É Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq. Possui 56 artigos publicados, 14 capítulos de livros, tendo orientado 39 alunos de mestrado e 7 alunos de doutorado.
Marcelo Dutra da Silva
Ecólogo, Doutor em Ciências, professor de Ecologia na Universidade Federal do Rio Grande, onde atua na Sustentabilidade Corporativa ESG (Environmental, Social and Governance), responsável pelo Workshop ESG & Sustentabilidade e edição da revista Painel: ciência, inovação e negócios sustentáveis.
Suellen Martinelli
Professora Adjunta no Departamento de Nutrição e Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação em Nutrição e Matemática - Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Mestre e Doutora em Nutrição pelo Programa de Pós-Graduação em Nutrição da UFSC. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Nutrição e Produção de Refeições (NUPPRE) e do grupo de pesquisa Agroecologia e Circuitos de Comercialização de Alimentos. Faz parte do Observatório de Estudos em Alimentação Saudável e Sustentável (ObASS) e do Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar (LACAF).
Rodrigo Barcellos Hoff
Farmacêutico com doutorado em Química. Com mais de 22 anos de experiência como Auditor Fiscal Federal Agropecuário no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), atua no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) em áreas como análise de resíduos de drogas veterinárias em alimentos, biotoxinas marinhas, técnicas de preparo de amostras, desenvolvimento e validação de métodos analíticos e garantia da qualidade. Publicou mais de 100 artigos e capítulos de livros em diversas áreas da química analítica, química ambiental e da ciência de alimentos.
Arilson da Silva Favareto
Arilson Favareto é Sociólogo, Doutor em Ciência Ambiental. Professor Titular da Cátedra Josué de Castro de Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis na Universidade de São Paulo (USP) e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território da Universidade Federal do ABC (UFABC). É também pesquisador e diretor científico do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), onde criou e dirige a área de pesquisas sobre sustentabilidade. Foi pesquisador convidado em diferentes universidades na Europa e na América Latina. Tem trabalhado há trinta anos com temas relacionados a agricultura, desenvolvimento rural e desenvolvimento territorial, como pesquisador e consultor de governos e organismos internacionais do Sistema Nações Unidas. Seus estudos atuais se concentram na análise das condições para uma transição ecológica justa e sustentável em um contexto de mudanças climáticas.
TEMAS PRINCIPAIS
Ligados à “Soluções sustentáveis: Enfrentando os desafios do clima e da alimentação” que guiarão as atividades.